Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

23/12/2016ㅤ Publicado às 09:30

O trabalho “Morar Frondoso: Proposta Arquitetônica de Habitação Social para a comunidade Mangabeiras em Arapiraca-AL”, de autoria de Débora Thauane Ferreira dos Santos, orientada pelo professor Ricardo Victor Rodrigues Barbosa, da cidade de Arapiraca, recebeu Menção Honrosa na segunda edição do Prêmio Zélia Maia Nobre, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).

O projeto traz uma proposta urbanística e arquitetônica de interesse de conjunto habitacional de interesse social destinada a relocar uma parcela da população residente em área de risco na Comunidade Mangabeiras, na cidade de Arapiraca, adotando os preceitos de arquitetura bioclimática.

Thauane considerou como problemática o déficit habitacional no Brasil, dos quais 73% correspondem a famílias de baixa renda mensal de até três salários mínimos. No trabalho ela relata que “na comunidade Mangabeiras cerca de 100 famílias não possuem moradia e vivem em barracos improvisados em alto risco ambiental de vulnerabilidade social, além de não possuírem acesso a transporte público, saneamento e dignidade”.

“Diante do esgotamento de recursos naturais, faz-se necessário refletir sobre projetos que respeitem o meio ambiente e que contribuam para a sustentabilidade urbana”, explica a autora em seu texto de apresentação.

Conheça agora o projeto que conquistou Menção Honrosa nesta segunda edição.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!