Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

30/07/2015ㅤ Publicado às 18:58

O vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Anderson Fioreti, o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Jeferson Salazar, a presidente e o vice do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), Tânia Gusmão e Daniel Lemos, os conselheiros federais Heitor Maia e Josemeé Gomes, o arquiteto Mário Aloisio Barreto, estiveram nesta segunda-feira (27) no gabinete do vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira.
A reunião contou ainda com a presença do secretário municipal de Planejamento, Messias Costa, o chefe de gabinete do vice-prefeito, Théo Fortes, além do diretor geral do CAU/AL, Norlan Dowell, fiscal do CAU/AL, Pedro Dantas, e o representante jurídico do CAU/AL, José de Barros Lima Neto.
Antes de iniciar a conversa, o vice-prefeito recebeu das mãos da presidente do CAU-AL, Tânia Gusmão, o convite oficial do I Seminário de Política Profissional do CAU/BR, que acontece na próxima segunda-feira (3), no Hotel Radisson, e que vai debater a habitação de interesse social e de desenvolvimento urbano.
A reunião tem a finalidade de dar andamentos às ações do CAU, que tem visitado as prefeituras de Alagoas para divulgar a Resolução 51, de 23 de julho de 2013, que especifica as atividades, atribuições e campos de atuação privativos dos arquitetos e urbanistas. “É bom que fique claro que as especificações de atribuições são baseadas nas diretrizes nacionais curriculares do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e que o objetivo não é o de construir luta por reserva de mercado, mas sim definir o que manda a Lei 12.378/2010”, alertou o conselheiro federal Heitor Maia.
O presidente da FNA reforçou o papel das instituições perante a sociedade. “Não nos interessa o conflito, quem sofre com todo esse problema é a sociedade. O conselho vem trabalhando para levar a informação de forma clara e objetiva da atribuição da profissão a sociedade. Ou seja, nosso papel é também de esclarecer”, disse Salazar
“Nosso conselho foi criado para fiscalizar a profissão. É por isso que nós estamos aqui. É importante salientar que nenhum arquiteto tem problema com nenhum engenheiro. O que cabe ao CAU é fiscalizar para que se cumpra a lei”, explicou Anderson Fioreti.
De acordo com o vice-prefeito, Marcelo Palmeira, os profissionais de arquitetura podem ficar tranquilos quanto ao cumprimento da lei. “O prefeito Rui Palmeira não vai se deixar levar por pressões de outras entidades. Então, não preocupem quanto a ser cumprido o que determina a lei, porque o prefeito vai se basear em medidas jurídicas”, destacou o vice-prefeito.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!