Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

07/10/2019ㅤ Publicado às 15:20

Fonte: organizadores do evento, 2019

Os estudantes do 8° Período do curso de Arquitetura e Urbanismo orientados pelas professoras do curso, Simone Romão, Madalena Zambi e o monitor da disciplina Projeto Urbanismo 1, Ruan Amaral, apresentaram no último dia 30 de agosto, os projetos preliminares de Mobilidade Urbana e Ruas Completas para o Centro de Arapiraca para os representantes da Prefeitura de Arapiraca, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para o Superintendente de Transporte e Trânsito, Ricardo Teófilo, juntamente ao Superintendente Adjunto Carlos Alberto Peixoto e equipe técnica; contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), Varany Keltone e da técnica Juliana dos Santos. Estiveram presentes: o representante da Chefia de Segurança no Trânsito do DETRAN/AL, o arquiteto e urbanista Renan Silva; a equipe técnica de infraestrutura da UFAL, o engenheiro Ricardo Lima e do técnico e ciclista, Geraldo Brito; e dos docentes Marcelo Karloni e Christiane Feitoza, do Grupo de Pesquisa Urbanismo, Sociedade e Espaço (GPUSE) e do Curso de Enfermagem, respectivamente.

Nesta etapa, os alunos elaboraram um projeto de uma rede cicloviária e de transporte coletivo bem como intervenções urbanas em pontos estratégicos para a região central como a criação de faixas elevadas, mudança de pavimentação da via, alargamento das calçadas, criação de ciclofaixas, arborização, piso tátil e a adoção do conceito de espaços compartilhados com o objetivo principal de promover um melhor uso do espaço para potencializar um centro caminhável para as pessoas e a qualificação do espaço urbano para os usuários. Importante salientar que além das propostas, fora apresentado um banner síntese do diagnóstico contendo um estudo integrado da área do Centro como base para as proposições.

Apresentação do Banner, síntese do Diagnóstico Urbanístico do Centro. Fonte: Jonas Crisóstomo, 2019.

Seminário online: Ruas Completas

FONTE: WRI, 2019

FONTE: WRI, 2019

Dando continuidade à divulgação deste trabalho acadêmico, o mesmo foi apresentado num Seminário Online no dia 25 de setembro de 2019, a única experiência nordestina selecionada para esta mostra nacional, juntamente com mais 3 professores de universidades brasileiras que contaram como o conceito de ruas completas foi abordado em sala de aula. O evento foi organizado pela ONG WRI Brasil que faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países, juntamente, com a FNP – Frente Nacional dos Prefeitos contando com a colaboração da Rede Brasileira de Professores Universitários para as Ruas Completas.

FONTE: WRI, 2019

FONTE: WRI, 2019

 “O Seminário Online Ruas Completas nas Universidades: como o conceito é aplicado em sala de aula foi o quinto e último seminário da Série Ruas Completas e Universidades que contou com apresentações de professores de 15 universidades abordando conceitos relacionados ao tema Ruas Completas em seminários de abril a setembro de 2019. O último seminário contou com mais de 120 participantes de mais de 60 cidades. Nele, quatro professores apresentaram os conteúdos trabalhados em suas disciplinas, exemplificando como o planejamento de vias mais democráticas e humanas pode ser abordado em sala de aula. O caso de Arapiraca, apresentado pela professora Simone Romão, foi muito positivo, especialmente pela parceria com a prefeitura local. Experiências desse tipo são muito importantes para os alunos vivenciarem como o conteúdo trabalhado em aula se aplicaria no mundo real. O conceito de Ruas Completas vem sendo trabalhado pelo WRI Brasil com diversas cidades no Brasil nos últimos dois anos. Toda rua pode ser uma Rua Completa desde que atenda com conforto e segurança todas as demandas existentes nela”, relata Bruno Batista, Analista de Mobilidade Ativa no WRI Brasil. Para assistir na íntegra a série, acesse o link: https://wribrasil.org.br/pt/eventos/seminarios-online-ruas-completas

Arapiraca humanizada por meio da mobilidade urbana sustentável

 “Esta proposta de uma rede cicloviária foi produzida pelos 26 alunos do curso de arquitetura e urbanismo do 8º período durante um período de 5 meses. Houve uma dedicação especial para que cada equipe compreendesse o conceito e aplicasse na elaboração de uma proposta coletiva. Tal integração positiva foi reconhecida pelos órgãos governamentais os quais se sensibilizaram da importância da produção acadêmica para melhoria da cidade por meio da mobilidade urbana. Fruto desta mostra e da articulação com agentes governamentais, tal experiência acadêmica foi selecionada para representar Arapiraca/Alagoas na 1ª Oficina de Desenvolvimento de uma Agenda Convergente de Mobilidade Sustentável e Saúde que ocorrerá neste mês de outubro, nos dias 24 e 25, em Brasília, sendo organizado pela OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde), para o atendimento das ODS (Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável) isto mostra a relevância de se repensar a cidade humanizada com segurança viária de maneira conectada a outras temáticas”. Relata professora Simone Romão.

Projeto de Ruas Completas em Arapiraca: As 9 áreas de intervenções para melhoria da mobilidade das pessoas

               “Quando a professora Simone Romão trouxe a ideia de trabalhar com o tema de Ruas Completas no centro de Arapiraca eu rapidamente me interessei pela disciplina. Precisamos repensar a forma como a mobilidade urbana ainda é tratada pelas pessoas, associamos muito os problemas de mobilidade a apenas alargamento de vias. Muitas prefeituras ainda acreditam que esse seja o caminho certo mesmo a experiência prática tendo mostrado o contrário. Precisávamos mostrar e sensibilizar aos alunos que era necessário repensar tudo o que aprendemos ao longo da vida relacionado ao carro, estamos vivendo novos tempos e atualmente, cada vez mais, o carro deve deixar de ser importante, devemos incentivar cada vez mais o transporte ativo e coletivo em detrimento do individual, se não, nossas cidades não vão suportar o volume de carros nas vias e alargá-las não vai adiantar. Tivemos pouco tempo para trabalhar essas novas ideias com os alunos, calendário foi bastante apertado neste semestre, mas todo o resultado foi bastante positivo. Conseguimos criar rede cicloviária, rede de transporte público e trazer um novo olhar para o futuro da nossa cidade. ” relata o monitor da disciplina Ruan Amaral, graduando do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Os Projetos

Seguem algumas imagens ilustrativas das propostas elaboradas pelos estudantes para as 9 áreas de intervenção para o Centro de Arapiraca com foco criativo e inovador baseado no conceito de qualidade de vida urbana por meio das ruas completas que permite oferecer a possibilidade do direito de ir e vir do cidadão no espaço da cidade buscando conciliar os modos de circulação viária.

Projeto Área 1. Avenida Rio Branco.

Atual. Fonte: Google Earth, 2019.

Proposta. Autores: Emily Nunes, Nayra Soares e Rafael Araújo.

Projeto Área 2. Mercado Público.

Atual. Fonte: Google Earth, 2019.
Proposta. Autores: Maria Vitória, Rubyan Matos e Sabrina Lucia.

Projeto Área 3. Praça dos Curis.

Atual. Fonte: Google Earth, 2015.

Proposta. Autores: Carlos Henrique, Larissa Guerra e Sara Pereira.

Proposta. Autores: Carlos Henrique, Larissa Guerra e Sara Pereira.

Projeto Área 4. Rua 30 de Outubro.

Atual. Fonte: Google Earth, 2019.

Proposta. Autores: Alanderson Silva, Joiciane Santos e Laricia Barbosa.

Projeto Área 5. Praça Marques da Silva.

Atual. Fonte: os autores, 2019.

Proposta. Autores: Carlos Eduardo e Thayse Karla.

Projeto Área 6. Praça Luiz Pereira Lima (Antiga Prefeitura).

Atual. Fonte: os autores, 2019.

Proposta. Autores: Davi Jordão, Monick Ayslla e Vitória Vivia.

Projeto Área 7. Rua Estudante José De Oliveira Leite (Próximo à Rua Paula Magalhães).

Atual. Fonte: Google Earth, 2018.

Proposta. Autores: Henrique Silva, Natali Menezes e Sarah Silva.

Projeto Área 8. Praça Manoel André.

Atual. Fonte: os autores, 2019.

Proposta. Autores: Eduardo Lima, Jonas Crisostomo e Rafaella de Farias.

Projeto Área 9. Rua XV de Novembro.

Atual. Fonte: Google Earth, 2019.

Proposta. Autores: Jennifer Kelly, José Vinícius e Mayara Rodrigues.

Crédito pela matéria: Bruno Batista, Ruan Amaral e Simone Romão

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Concursos

02/10/2024

RIO GRANDE DO SUL | IAB/RS lança concurso para Projeto Urbanístico Integrado

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!