Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

24/07/2019ㅤ Publicado às 18:47

O Prêmio Zélia Maia Nobre de Excelência em Trabalho de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo acaba de incorporar em seu Edital, o apoio do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat) – agência da ONU ponto focal para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos. O apoio reforça o Memorando de Entendimento (MoU) tripartite entre as duas instituições e o Governo do Estado de Alagoas assinado em agosto de 2018.

Os trabalhos inscritos no Prêmio poderão receber Menção Honrosa, por meio de Certificado emitido pelo CAU-AL e ONU-Habitat de “Reconhecimento da Contribuição Projetual Arquitetônica, Urbanística e/ou Paisagística”, cujo escopo seja projeto de urbanização e/ou habitação de interesse social para assentamentos precários/informais localizados em Alagoas.

Esta ação do CAU/AL e do ONU-Habitat visa incentivar os estudantes a pensarem a arquitetura e o urbanismo em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável, e com isso, elaborar projetos que estejam relacionados às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (A/RES/70/1) – em especial do ODS 11 “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” – e também da Nova Agenda Urbana (NAU) (A/RES/71/256*).

O Memorando de Entendimento tripartite trabalha 03 eixos de cooperação, e já conta com ações concretas nas grotas de Maceió, com atuação direta de Arquitetos e Urbanistas selecionados por meio de edital do CAU/AL. Os eixos são:

  1. A) Compartilhamento de conhecimentos, técnicas e metodologias sobre projetos de urbanização e prevenção de assentamentos precários;
  2. B) Apoio aos projetos de assistência técnica visando o acesso à moradia adequada e digna, por meio da prestação de Assistência Técnica a Habitação de Interesse Social (ATHIS);
  3. C) Capacitação sobre dados, instrumentos e metodologias voltados ao desenvolvimento urbano sustentável.

Sobre o Prêmio Zélia Maia Nobre:

O prêmio é organizado pela Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho e tem como objetivo estimular e difundir a prática da projetação nos trabalhos de conclusão dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas.

Assim como foi feito em 2018, a Comissão manteve a padronização das pranchas para os trabalhos que vão concorrer. O modelo será disponibilizado para os participantes e segue uma linha já utilizada por organizadoras de concursos em outros países. O objetivo é, além de facilitar a leitura da comissão julgadora, padronizar a quantidade de pranchas apresentadas por trabalho.

A premiação acontece no mês de dezembro, durante as comemorações do Dia do Arquiteto. Poderão concorrer ao prêmio os alunos da graduação das faculdades de Arquitetura e Urbanismo, públicas ou privadas, do Estado de Alagoas que tenham seus trabalhos de conclusão apresentados e aprovados no período de 02 de outubro de 2018 a 01 de outubro de 2019 e deverão ser inscritos trabalhos de conclusão de curso cujo escopo seja projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico.

Saiba mais e acesse o edital aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Concursos

02/10/2024

RIO GRANDE DO SUL | IAB/RS lança concurso para Projeto Urbanístico Integrado

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!

Concursos

02/08/2024

ATHIS | Resultado Final