Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

29/07/2020ㅤ Publicado às 12:15

Sobre o Prêmio Zélia Maia Nobre

O “Prêmio Zélia Maia Nobre de excelência em Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo” tem como objetivo incentivar o concurso público de projetos, valorizando novos profissionais. O prêmio, que estimula e valoriza novos profissionais que estão ingressando no mercado, homenageia a professora Zélia Maia Nobre, uma das fundadoras do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo no estado de Alagoas. O prêmio entrou para o calendário de atividades do CAU/AL em 2015 e acontece durante as comemorações do dia do Arquiteto e Urbanista.

Organizado pela Comissão de Ensino e Formação, o prêmio tem participação de estudantes do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do estado de Alagoas de instituições públicas e privadas, com trabalhos de conclusão apresentados e aprovados, cujo escopo seja projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico.

Entre 2019 e 2021, o Prêmio contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat) – agência da ONU ponto focal para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos. O apoio visa incentivar os estudantes a pensarem a arquitetura e o urbanismo em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável, e com isso, elaborar projetos que estejam relacionados às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (A/RES/70/1) – em especial do ODS 11 “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” – e também da Nova Agenda Urbana (NAU) (A/RES/71/256*).

Os trabalhos inscritos no Prêmio, sendo premiados ou não premiados, poderiam receber Menção Honrosa, por meio de Certificado emitido pelo CAU-AL e ONU-Habitat de “Reconhecimento da Contribuição Projetual Arquitetônica, Urbanística e/ou Paisagística”.

Na edição de 2019, o apoio foi direcionado a trabalhos cujo escopo fosse projeto de urbanização e/ou habitação de interesse social para assentamentos precários/informais localizados em Alagoas. Já nas edições de 2020 e 2021, o ONU-Habitat apoiou trabalhos relacionados a projeto de arquitetura, urbanístico e/ou paisagístico para assentamentos precários/informais localizados em Alagoas e/ou que apresentem propostas e soluções para enfrentamento da pandemia da Covid-19 direcionadas aos grupos mais pobres e vulnerabilizados (mulheres, migrantes, pessoas com deficiência, idosos, crianças e jovens e LGBTs).

APOIO (2019-2021)

 

 

 

 

Confira aqui os ganhadores de 2023

Confira aqui os ganhadores de 2022

Confira aqui os ganhadores de 2021

Confira aqui os ganhadores de 2020

Confira aqui os ganhadores de 2019

Confira aqui os ganhadores de 2018

Confira aqui os ganhadores de 2017

Confira aqui os ganhadores de 2016

Confira aqui os ganhadores de 2015