Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

11/05/2022ㅤ Publicado às 13:59

Durante todo o dia de ontem, 10 de maio, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo em parceria com a Comissão de Política Profissional – CPP e a Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental – CPUA do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, realizaram o Seminário “Arquitetura e Urbanismo como vetor de Reavivamento Espacial”.

Diante da maior tragédia urbana do Brasil, que atinge parte do território da cidade de Maceió, o CAU tem como função legal e moral debater a promoção e a preservação da memória paisagística, urbanística e arquitetônica da cidade. Dessa forma, o objetivo principal do evento foi colocar o arquiteto e urbanista como protagonista do planejamento urbano e regional, especialmente em situações de catástrofes, como a que os maceioenses e municípios vizinhos estão vivendo.

“Esse tipo de iniciativa é fundamental para reforçar a identidade, o senso de pertencimento dos cidadãos e planejar o futuro, bem como o dever de buscar cidades mais seguras, inclusivas, socialmente justas e ambientalmente sustentáveis”, explicou o presidente do CAU/AL, Fernando Cavalcanti.

Presidente do CAU/AL - Fernando Cavalcanti

Presidente do CAU/AL – Fernando Cavalcanti

O evento contou com a apresentação do panorama geral da situação dos bairros, os impactos geográficos, urbanos, socioambientais e culturais, além de um momento aberto para relatos e percepções de lideranças comunitárias e/ou representantes de movimentos sociais e culturais dos bairros afetados.

“Devemos ampliar esse debate para o mundo inteiro. O que vimos nesses dias em Maceió foi um quadro terrível, devastador, como consequência dessa tragédia urbana inadmissível”, revelou Eduardo Farjado, coordenador-adjunto da Comissão de Política Profissional do CAU/BR.

Eduardo Fajardo – CPP-CAU/BR

A palestra principal foi conduzida pelo Geólogo Leandro Galvanese Kuhlmann, reconhecido por suas especializações na área de Gerenciamento de Desastres, Risco e Perigo Hidrológico, além de sua atuação na função de Coordenador Executivo do Departamento de Gestão Territorial / Divisão de Geologia Aplicada sendo responsável pelas ações de capacitação em Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos e pela Ação Emergencial de Maceió.

Leandro Galvanese Kuhlmann

Leandro Galvanese Kuhlmann

Para o Conselheiro Federal do CAU/AL, Heitor Maia, é preciso também pensar enquanto profissional diante de toda essa tragédia. “Precisamos pensar, enquanto arquitetos, como podemos atuar no sentido de intervir nesse problema. Precisamos fazer valer a nossa capacidade técnica para buscar soluções e resolver o problema”, enfatizou o conselheiro.

Heitor Maia – Conselheiro Federal CAU/AL

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Concursos

02/10/2024

RIO GRANDE DO SUL | IAB/RS lança concurso para Projeto Urbanístico Integrado

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!