Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/02/2014ㅤ Publicado às 15:44

Reunião Plenária também lançou tema para Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

A primeira reunião do CAU/BR em 2014 trouxe um balanço das atividades realizadas em 2013. Na 26ª Reunião Plenária do Conselho, ocorrida no dia 23 de janeiro, os conselheiros federais apresentaram os relatórios das ações realizadas pelas comissões, além de eleger suas novas composições. Também foram feitos relatos sobre o Colegiado Permamente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e sobre a Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que será realizada em abril, com o tema “Arquitetura e Urebanismo para Todos”. Houve ainda a posse do arquiteto Alfredo Renato Pena Brana como suplente de conselheiro federal pelo Estado do Acre, escolhido por meio de eleição extraordinária.

“Quero parabenizar as comissões especiais e ordinárias pelo trabalho. Foi um ano proveitoso, está aí o resultado posto”, afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, destacando a criação de uma série de resoluções que reestruturam a profissão: o Código de Ética (proposta pela Comissão de Ética e Disciplina); a definição das atribuições privativas de arquitetos e urbanistas e a resolução sobre Direitos Autorais (pela Comissão de Exercício Profissional); a elaboração do Plano de Gestão e Estratégia do CAU (coordenada pela Comissão de Planejamento e Finanças); a discussão sobre novas diretrizes curriculares nacionais de Arquitetura e Urbanismo (pela Comissão de Ensino e Formação); a revisão e aprovação do organograma do CAU/BR, visando o concurso público (pela Comissão de Organização e Administração); a preparação de um relatório para a Conferência Nacional das Cidades (pela Comissão de Política Urbana e Ambiental); e a celebração de acordos de cooperação com entidades de arquitetos em Portugal, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra (pela Comissão de Relações Internacionais).

Na reunião também foram definidas as formações das comissões para 2014. Quase todas permaneceram com os mesmos membros, com exceção da Comissão de Ensino e Formação, que tem agora como coordenador o conselheiro Fernando Diniz (PE), e a Comissão de Relações Internacionais, agora coordenada pelo conselheiro Roberto Simon (SC). Também foram reconduzidos aos cargos de 1º e 2º presidente do CAU/BR os conselheiros Antônio Francisco de Oliveira (PB) e Napoleão Ferreira (CE). Veja aqui como ficaram as comissões do CAU/BR em 2014.

CONFERÊNCIA – Outro tema presente no encontro foi a Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que será realizada em abril, na cidade de Fortaleza, juntamente com o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos. Em nome da comissão especial que cuida dos temas da Conferência, o conselheiro Napoleão Ferreira apresentou o tema do encontro: “Arquitetura e Urbanismo para Todos”. “Esse tema é um desafio. Queremos incluir a fala da sociedade civil, trazer entidades para falar a respeito das nossas metas”, afirmou Napoleão. “É oportuno que a Conferência aconteça no ano eleitoral, porque assim temos a possibilidade de apresentar ao público mais amplo quais as nossas propostas para garantir a Arquitetura e Urbanismo para todos”.

Os debates da Conferência serão dividos entre quatro grupos de trabalho, cada um com uma temática específica, a saber: (i) ética profissional e cidadania; (ii) políticas públicas e inclusão social; (iii) formação, exercicio profissional e compromisso social; e (iv) o CAU e a sociedade civil. Antes do evento, o CAU divulgará textos-base para orientar as discussões. “Será uma oportunidade única de nos encontrarmos pessoalmente com os arquitetos presentes no Congresso Brasileiro de Arquitetos”, afirmou a conselheira Cláudia Pires (MG).

Saiba mais sobre a Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo. 

Representando o Colegiado Permamente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, fez um relato sobre os assuntos tratados pelas organizações em 2013. Sérgio destacou principalmente o trabalho de recuperação do conceito de projeto, “o elemento que estrutura a profissão de arquiteto, na inciativa privada, nos governos e na docência”. Sérgio destacou que o desmembramento dessa atividade em atividades fatiadas resultou em desprestígio profissional e redução de honorários, além da perda da qualidade do espaço construído. “Reconhecemos a unicidade da atividade de projeto, que projeto tem autoria, que esta não pode ser desconsiderada e que etapas são apenas etapas, que fazem parte da nossa metodologia”, disse. Com esse conceito, foi possível ao CEAU pela primeira vez elaborar uma tabela de honorários adotada por todas as entidades do setor, uma conquista inédita, com uma articulação também inédita entre escopo do trabalho e valores a serem cobrados.

A 26ª Reunião Plenária foi transmitida ao vivo para todo o Brasil, por meio do site do CAU/BR. A próxima reunião está marcada para os dias 13 e 14 de fevereiro, em Brasília.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

10/12/2024

Conheça os trabalhos finalistas da 10ª Ed. do Prêmio Zélia Maia Nobre

Concursos

07/12/2024

CAU/AL celebra dia do arquiteto com 10º prêmio Zélia Maia Nobre

Destaque Home

11/11/2024

Arquitetos e urbanistas terão carteira de identidade profissional digital gratuita!

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB