Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

06/04/2016ㅤ Publicado às 16:50

Uma nova forma de ajudar os arquitetos e urbanistas na luta pela defesa da profissão. Foi com esta finalidade que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) apresentou na noite desta terça-feira (15) aos profissionais alagoanos o MobiArq Protagonist, um aplicativo que vai permitir que o profissional de arquitetura envie fotos e informações sobre possíveis irregularidades em obras e edificações para auxiliar a equipe de fiscalização do CAU.

“Esta é uma ferramenta que vai permitir maior interação entre profissionais e a nossa equipe de fiscalização. Temos intensificado nossas ações em todas as cidades do estado de Alagoas e visitado muitas obras que são sinalizadas através de denúncias. Certamente este aplicativo vem para nos ajudar, e muito, no combate ilegal da profissão, por exemplo”, destaca Tânia Gusmão, presidente do CAU/AL.

Para utilizar o aplicativo – que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play -, o arquiteto vai usar os seus dados atualizados que estão cadastrados no Sistema de Informação e Comunicação (SICCAU) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, como seu CPF e senha. O aplicativo armazena as contribuições de forma georreferenciada e envia à equipe de fiscalização do CAU/AL para que seja incluída na rota de visitas.

O Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO) utilizado no app foi projetado pelo CAU/BR para atender as demandas por cruzamento de dados cadastrais georreferenciados como auxílio na tomada de definição de estratégias. “A componente espacial geográfica é fundamental para o desenvolvimento de metodologias e rotinas de atividades nas mais diversas áreas de atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo”, explica Norlan Dowell, diretor geral do CAU/AL.

A principal função do IGEO é auxiliar na fiscalização. Ele possui algumas funções de mapeamento como a produção profissional por estado ou por município, os indicadores sociais a correlação dos profissionais com sua produção arquitetônica, além de integrar a tecnologia móvel permitindo leituras e inserções diretamente do campo.

O IGEO possui aplicativos integrados para dispositivos móveis (smartphones e tablets). “Essa nova ferramenta chega a mapear as atividades do CAU, como por exemplo, os Registros de Responsabilidade Técnicas (RRTs) emitidas. E vai além, ela pode mapear os alvarás emitidos pelas prefeituras municipais” reforça o diretor.

De acordo com a presidente do CAU/AL, a adesão dos profissionais será fundamental para a melhoria dos resultados nas fiscalizações em obras e reformas em Alagoas. “Com a colaboração ativa dos arquitetos e urbanistas na construção das cidades alagoanas, o CAU terá mais informações para cumprir sua missão de orientar e fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo em nosso estado”, afirma a presidente do CAU/AL.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!