Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

13/09/2017ㅤ Publicado às 18:06

Representantes da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CED-CAU/AL), o vice-presidente Daniel Lemos,  juntamente com o Diretor geral do Conselho Norlan Dowell e a assessora jurídica Karinne Farias, estiveram reunidos com representantes da Associação dos Empresários do Mercado de Engenharia, Arquitetura, Paisagismo, Design e Decoração do Estado de Alagoas, responsável pelo programa Reciprocidade, que representa 20 lojas do ramo.

A reunião aconteceu na tarde da quarta-feira (6), na sede do CAU/AL, localizada no bairro de Mangabeiras, e teve como objetivo apresentar ao Conselho as primeiras diretrizes da reformulação do programa Reciprocidade.

“O que apresentamos hoje aqui nesta reunião é uma nova proposta, uma inovação do Reciprocidade, uma busca para o alinhamento do regimento do programa para com os conceitos do CAU. Foi consenso do grupo e associados estar em sinergia com o Conselho e um compromisso assumido há cerca de três meses. O enquadramento legal dará a segurança ética aos Arquitetos e Urbanistas, aos lojistas, com o foco na transparência e na proteção do consumidor final”, destacou Anelise Rubim, presidente do Reciprocidade.

Segundo o vice-presidente do CAU/AL, Daniel Lemos, a adequação do Reciprocidade é resultado de uma sequência de reuniões com os responsáveis pelos programas em Alagoas, que visa valorizar os profissionais pela qualidade dos seus projetos, e não pelo ranqueamento de vendas.

“O programa pode vir através da formatação de processo seletivo de propostas arquitetônicas, sendo de interiores ou edificações, onde fossem utilizados produtos e insumos das lojas do programa, com a premiação pela qualidade dos projetos, com a divulgação e capacitação através da participação em cursos, congressos, visitas técnicas, feiras e mostras, por exemplo”, destacou o vice-presidente.

Ele ainda lembra que aqueles profissionais que participam de programas de relacionamento que não estejam atendendo os preceitos do CAU podem estar cometendo alguma infração de acordo com o código de ética e disciplina da profissão e/ou infringindo o Código do Direito do Consumidor (CDC).

 “Os profissionais que queiram participar, concorrer, inscrever seus projetos neste tipo de programa devem procurar os que estejam aprovados pelo CAU/AL.  É isso que vai dar garantia jurídica ao profissional de que ele está participando de um programa legalizado”, disse Lemos.

De acordo com Rubim, a previsão é que o lançamento das novas diretrizes do programa comandado pela Associação dos empresários do Mercado de Engenharia, Arquitetura, Paisagismo, Design e Decoração do Estado de Alagoas seja lançado brevemente.

“A ideia é dar muita transparência ao programa. O conselho tem total interesse em apoiar este tipo de iniciativa pioneira no Estado e vincular a imagem do CAU/AL a iniciativas positivas e valorosas, estamos trabalhando juntos nisso. Assim, é mais garantia para os arquitetos, que estarão dentro de um programa regularizado, e para a sociedade”, finaliza Lemos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!