Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

17/07/2018ㅤ Publicado às 17:21

O seminário “Assistência técnica em habitação de interesse social como alternativa para melhoramento dos espaços urbanos de Alagoas” organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), com o Governo de Alagoas – por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) – e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat) terá palestras com grandes expoentes da Habitação de Interesse Social no cenário nacional e internacional.

O evento, que acontece no próximo dia 25, visa fortalecer capacidades técnicas e institucionais sobre melhoria e prevenção de favelas e das condições de vida dos habitantes destes assentamentos, bem como dos habitantes das grotas de Maceió. É gratuito e deve reunir quase 300 pessoas das 9 às 17 horas, no auditório do Senai, que fica localizado na Rua Pedro Américo, 18 – Poço, Maceió – AL.

Graduados e graduandos de Arquitetura e urbanismo, Geografia, Engenharia Civil, além de técnicos do Governo de Alagoas, das prefeituras municipais e áreas afins são público alvo.

O evento tem o credenciamento liberado a partir das 8h. Às 9 horas acontece a abertura oficial, seguida pela Apresentação Institucional, que será feita pela ONU Habitat, Seinfra e CAU/AL. “Aproveitaremos a oportunidade para apresentar o resultado das ações referentes ao Athis 2017 do CAU Alagoas, bem como apresentar nossos planos para este ano”, explicou Heitor Maia, presidente do Conselho em Alagoas.

A primeira palestra da manhã será às 10h30 com o tema “Programa de Assistência Técnica Para Habitação de Interesse Social (CODAHB – DF)”. O assunto será conduzido pelo palestrante Gilson Paranhos. A Codhab A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) possui um programa de assistência técnica pública e gratuita em engenharia, arquitetura e urbanismo para as famílias de baixa renda, localizadas em dez comunidades da periferia brasiliense.

O programa conta com metodologia e estratégia de projetos adaptados à realidade de cada área de intervenção, promovendo dignidade e qualidade à casa e ao espaço público, melhorando o déficit habitacional qualitativo e garantindo aspectos como salubridade, acessibilidade, sustentabilidade e segurança.

Com pausa para almoço marcada para 12 horas, o evento retorna às 14 com o tema “Programa Vivenda: Reformas Habitacionais” e palestra com Fernando Assad. O Programa Vivenda é uma empresa social que realiza reformas de melhoria habitacional, com assistência técnica, mão de obra e financiamento de baixo custo.

O Programa Vivenda vem recebendo reconhecimento internacional, inclusive sendo um dos ganhadores do Concurso de Prácticas Inspiradoras: Vivienda en el centro de la Nueva Agenda Urbana, na categoria de mecanismos inovadores para o financiamento e acesso a soluções de moradia, realizado pela Plataforma de Prácticas del Hábitat Urbano, organizada pelo ONU-Habitat, Cities Alliance e Habitat for Humanity.

Às 14h40 os participantes vão poder conhecer mais sobre o projeto “Soluções Urbanas: Projeto Arquiteto de Família” com a palestra da Mariana Estevão. O Soluções Urbanas é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação em projetos de planejamento urbano, habitação e desenvolvimento socioambiental. O projeto Arquiteto de Família tem como objetivo prestar assistência técnica gratuita para famílias cujas moradias estão localizadas em Áreas de Especial Interesse Social e vem sendo executado de forma pioneira no Morro Vital Brazil, em Niterói/RJ desde 2009.

Depois da pausa do Coffee Break, é hora de conhecer sobre o último tema do seminário: “Contexto Habitacional em Alagoas e Experiências de Assistência Técnica – Case Escritório Modelo de Causas Sociais (EMCASA)”, com a palestra da Professora Doutora Débora Cavalcanti. O “EMCASA” é um escritório modelo coordenado pela Universidade Federal de Alagoas, com tutoria de graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo para elaboração de projetos de extensão universitária, arquitetônicos e urbanísticos para a comunidade de baixa renda.

O evento tem previsão de encerramento marcado para as 17 horas. A parceria é inédita no Brasil e proporcionará a aplicação de um acordo de cooperação técnica em prol dos assentamentos precários do Estado. “O seminário com a ONU Habitat e governo de Alagoas vem para mostrarmos experiências exitosas de solução para habitação de interesse social, através de exemplos que provam que é possível atender a essa camada da população, buscando atrair cada vez mais a participação do setor público”, explica Heitor Maia, presidente do CAU/AL.

“Além de mostrar projetos realizados na área de habitação de interesse social, o seminário tem o objetivo de motivar a disseminação entre os profissionais e órgãos públicos de projetos semelhantes. O evento será gratuito e com inscrições limitadas”, alerta o presidente do CAU/AL.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!