Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/07/2015ㅤ Publicado às 16:24

Arquitetos Urbanistas, estudantes, professores e sociedade participam do ciclo de atividades. Serão ações que visam esclarecer os arquitetos urbanistas sobre os seus deveres no desenvolvimento de suas atividades profissionais.

Habilitados para trabalhar na concepção e execução de edificações, paisagens e espaços urbanos, os arquitetos e urbanistas, assim como toda profissão, tem a responsabilidade de prestar serviço técnico especializado para sociedade, preocupando-se com a qualidade dos espaços edificados, dos espaços urbanos e com a paisagem do lugar em que exerce sua atividade. Por outro lado, a sociedade tem direito de saber quais são os parâmetros éticos destes profissionais para que possa estabelecer relações de trabalho mais transparentes e justas.

E nada melhor que o diálogo entre estas duas esferas para que profissionais e sociedade consigam trabalhar de forma harmônica, buscando entender até onde vai o direito e dever de cada um. É com este objetivo é que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) organiza, a partir da próxima semana, um ciclo de ações para discutir os limites éticos dos arquitetos urbanistas no exercício da sua profissão.

A primeira atividade acontecerá na próxima terça-feira (07). Mais de 30 arquitetos estarão reunidos para discutir os deveres estabelecidos pelo código de ética no exercício da profissão. “A ideia é que todos tenham consciência dos limites de trabalho dos arquitetos e urbanistas. Demoramos muito para regulamentar o código de ética e infelizmente existem práticas no mercado que, mesmo costumeiras, ferem estas normas. Somente com um trabalho integrado e contínuo conseguiremos caminhar para um exercício profissional mais ético, e portanto, mais valorizado pela sociedade.” explica Tânia Gusmão, Presidente do CAU/AL.

A segunda ação será no dia 08 de julho. Representantes do conselho de arquitetura estarão reunidos com as faculdades que oferecem o curso de formação no Estado de Alagoas. A ideia é sensibilizar os coordenadores a colocar de maneira obrigatória, a disciplina “Ética e Legislação Profissional” nas grades curriculares dos cursos de arquitetura e urbanismo. “Duas faculdades entenderam a importância do tema e já inseriram a matéria no currículo dos acadêmicos. Assim como outros cursos, é importante que os profissionais, prestes a entrar no mercado de trabalho, compreendam os parâmetros éticos que regem a sua profissão”, destaca Hermes Campêlo, Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/AL.

O ciclo de ações a respeito do código de ética será finalizado com uma palestra do coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR no dia 17 de julho, Arquiteto e Urbanista Napoleão Ferreira da Silva Neto. O evento, que acontecerá no auditório do Norcon Empresarial, pretende unir estudantes, profissionais e sociedade para que, de forma conjunta, debatam sobre os princípios, regras e recomendações previstas no código. “Será um momento oportuno para apresentar os resultados das outras ações relacionadas, bem como apresentar as soluções que foram encontradas no sentido de promover uma mudança de paradigma na atuação profissional e na visão da sociedade sobre os arquitetos e urbanistas”, explica Campêlo.

 

Este último evento é aberto ao público. As inscrições são gratuitas, devendo levar somente uma lata de leite, e podem ser feitas através do e-mail assessoria@caual.org.br

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!