Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

21/06/2016ㅤ Publicado às 17:03

O arquiteto e urbanista alagoano, Rafael dos Santos, em conjunto com arquitetos cariocas, ficaram em décimo lugar durante um concurso realizado em Londres pela Bee Breeders, Architecture Competition Organisers. O resultado do edital – que havia sido lançado há mais de três meses, saiu este mês e o projeto assinado por Rafael, e também por arquitetos do Rio de Janeiro, foi o “HUB-M London Internet Museum”.

Cena_Finalizada

A Breeders, Architecture Competition Organisers é uma organização de competições de arquitetura, que reúne nomes do mundo inteiro em suas competições. Para Rafael, foi um enriquecimento muito grande, principalmente pela beleza mesmo da proposta, do projeto. “O concurso para mim foi muito bom. É bem importante estar fazendo esse tipo de trabalho porque é uma maneira de estar aprendendo, de ver quais foram as minhas falhas nesse trabalho”, explicou o arquiteto.

Museu02

Rafael disse, ainda, que não imaginou a dimensão que o projeto iria tomar e falou, também, da dificuldade de trabalhar com alguém que não está presente em Alagoas. ”Tivemos dificuldade porque nossas conversas eram sempre pela internet, então foi bom por isso esses obstáculos de conseguirmos nos entender para conseguir desenvolver esse projeto”.

“Eu não imaginei que ia ficar desse jeito. Trabalhei muito nesse projeto com o arquiteto Dario Uriah,  uma das cabeças pensantes do projeto e tivemos o suporte de Bruno Valle e Alessandra Costa. Foi muito importante trabalhar com arquitetos do Rio de janeiro, me identifiquei muito com o arquiteto Uriah, tínhamos a mesma linguagem, foi um aprendizado muito grande para mim e para ele”, destacou o arquiteto alagoano.

filme_04

Não é a primeira vez que Rafael participa e se destaca em concursos. Ano passado, ele foi o único do Brasil a ser premiado no Prêmio TIL, realizado pela Universidade de Morón, na Argentina durante a XV Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, que envolveu 26 nacionalidades e 54 Universidades.

Escola02

O projeto? Um projeto de escola em tempo integral, com formação profissional, para beneficiar crianças da Vila Emater, Cruz das Almas e Jacarecica, desenvolvido pelo arquiteto alagoano. Ao todo, foram mais de 400 projetos de conclusão de curso, de ex-estudantes do mundo inteiro, todos eles com cunho social.

Escola01

Rafael foi o único premiado individual e com seu projeto de escola ganhou materiais da Bosch. Até chegar ao prêmio, o alagoano participou de três etapas.

Prêmio em Alagoas

Em Alagoas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), realiza o “Prêmio de Excelência em Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo”, que tem como objetivo estimular e difundir a prática da projetação nos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo no Estado de Alagoas.

Em Alagoas, a premiação acontece no mês de dezembro para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo de escolas públicas e privadas de Alagoas. De acordo com Tânia Gusmão, presidente do CAU/AL, o prêmio busca destacar aspectos inovadores e de excelência em sua elaboração. “É preciso estimular os estudantes e até mesmo os profissionais e isso é também papel do Conselho de Arquitetura. Nós fomos um dos primeiros CAU do Brasil a lançar um prêmio voltado para os novos profissionais”, destaca.

_DSC3639

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!