Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

07/01/2021ㅤ Publicado às 14:48

“Ao longo do ano de 2020 a pandemia Covid 19 impôs a necessidade de revisitar e mesmo, reinaugurar uma agenda de esforços na comunidade cientifica com fins de combater e atenuar seus efeitos no mundo inteiro.

Não de modo distinto, agendas de pesquisa, ensino e intervenção também foram afetadas ao longo do ano. O tema da saúde, embora seja tema urgente desde muito, ganhou ainda mais relevância durante o ano que se passou.

Áreas como urbanismo, planejamento, arquitetura, geografia e demais especialidades que lidam com a questão urbana no Brasil também se viram desafiadas a pensar e propor soluções que guardem relação de efeito com os esforços do Estado para a promoção da saúde. Ações essas que afetam não apenas o modo de viver nos centros urbanos em suas diferentes escalas, mas também a vida de milhões de brasileiros afetadas pela pandemia Covid 19.

A complexidade da questão requer, portanto, um encontro de especialidades que tem na universidade espaço garantido na promoção de uma formação interdisciplinar a altura do desafio posto.

A coordenação de esforços de área que se dá dentro da academia se verá refletida na ambiência decisória do poder público quando os alunos formados ao ocupar cargos de planejamento urbano traduzam na sua prática não apenas um instrumental de técnicas, mas também se vejam guiados por valores universais como a proteção a vida.

Segundo NBR-16636-3 que regula a elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos item 3.3 (Termos e definições) A natureza “da atividade técnica, realizada por profissional habilitado, voltada a gerenciar, coordenar e efetuar análise crítica de um conjunto de atividades técnicas provenientes de diversas especialidades. A diversidade de especialidades envolvidas é que define o que se concebe como PROJETO URBANÍSTICO

Os alunos do décimo período do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, matriculados na disciplina de projeto urbano 03 lidaram ao longo do período letivo excepcional (PLE) com esse desafio. Pensar a relação que se estabelece entre um projeto de natureza urbanística e os efeitos na saúde da população de uma cidade.

Propostas de mobilidade urbana, urbanismo tático, habitação social, construção bioclimática, equipamentos de lazer entre outras certamente figuram como algumas das muitas soluções que podem ser empreendidas pelo profissional urbanista.

O desafio posto na disciplina foi, portanto, tornar legível tanto na dimensão gráfica quanto escrita, a relação urbanismo-saúde, sem prejuízo das exigências de solidez, utilidade e estética.

A proposição de estruturas, desenhos, traçados, ambientações e outros elementos na escala da cidade é assim uma das principais contribuições da área do urbanismo tanto no combate ás enfermidades como também na prevenção e promoção da saúde pública

O resultado desse processo que se deu no ambiente acadêmico poderá ser conhecido nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro de 2021 com a exposições das propostas dos alunos do décimo período do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, via vídeo conferência sempre às 14 horas. O link será disponibilizado no perfil do Instagram do professor Marcelo Karloni @marcelokcruz no dia das apresentações. ”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB

Destaque Home

18/09/2024

PLANO DIRETOR | 2º Momento de Escuta Revisão

Destaque Home

09/09/2024

PLANO DIRETOR | Responda a pesquisa, Participe!

Concursos

14/08/2024

10ª PRÊMIO ZÉLIA MAIA NOBRE | Saiu edital!