Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

11/05/2023ㅤ Publicado às 17:13

Abertura do evento contará com a participação de representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania, da Igualdade Racial e das Mulheres

O CAU Brasil promove nos dias 15 e 16 de maio o II Encontro da Diversidade. O evento reunirá conselheiros e conselheiras federais que atuam nas comissões relacionadas às temáticas de gênero, raça e diversidade no Auditório Ed. General Alencastro, Sede do CAU Brasil, em Brasília/DF.  A programação inicia com a mesa “Políticas Afirmativas na Arquitetura e Urbanismo – Construindo uma Sociedade Mais Equânime, que terá a participação de ministérios do Governo Federal, e contará ainda com debates para o aprofundamento do tema no âmbito do CAU Brasil.

INSCREVA-SE AQUI

A mesa “Políticas Afirmativas na Arquitetura e Urbanismo – Construindo uma Sociedade Mais Equânime” acontece na segunda-feira, 15 de maio, às 19h.  Está confirmada a presença da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Anna Paula Feminella, e da coordenadora da Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas do Ministérios da Igualdade Racial, Vanessa Patrícia Machado Silva.

Também está prevista a participação de representante do Ministério das Mulheres. O debate será mediado pela arquiteta e urbanista Gabriela Leandro Gaia, pesquisadora, professora da Universidade Federal da Bahia e conselheira da Casa Sueli Carneiro.

Arquiteta e urbanista Gabriela Leandro Gaia, mediadora da mesa de abertura

Será uma oportunidade para conhecer quais ações do governo federal visam ampliar a participação das mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+ e com deficiência no processo político e seu acesso à educação, saúde e emprego. “Queremos entender como o governo está pautando as políticas afirmativas e como estas políticas no campo da arquitetura e urbanismo podem ajudar a construir uma sociedade mais equânime, que é o tema da mesa”, explica a coordenadora da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas (CTPAF) do CAU Brasil, Camila Leal.

No segundo dia, o Encontro vai oportunizar a troca de experiências entre os representantes dos profissionais da arquitetura e urbanismo que se dedicam à pauta nos estados. A partir das ações desenvolvidas nos CAU/UF com recorte de gênero, raça e diversidade, os conselheiros e conselheiras devem elaborar um plano de trabalho para a comissão de ações afirmativas do CAU Brasil. Atualmente, a comissão funciona de modo temporário, mas deve sugerir ao plenário do CAU Brasil a aprovação de deliberação para instituir a atuação em caráter permanente.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 

15 de maio – Segunda-feira

18h30: Debate: Políticas Afirmativas na Arquitetura e Urbanismo – Construindo uma Sociedade Mais Equânime:

Convidadas:

– Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania;

– Representante do Ministério da Igualdade Racial;

– Representante do Ministério das Mulheres;

– Debatedora: Gabriela Leandro  – Gaia, Arquiteta e Urbanista, Pesquisadora, Professora da UFBA e Conselheira da Casa Sueli Carneiro

16 de maio – Terça-feira

9h – 12h: Análise de conjuntura – ações realizadas

14h – 18h: Estratégias para ações em rede e fortalecimento das Políticas Afirmativas

A primeira edição do Encontro da Diversidade do CAU aconteceu em 2022 durante o Maio da Arquitetura, em São Paulo. O evento lançou a Carta pela Equidade e Diversidade no cotidiano e no Conselho da Arquitetura e Urbanismo. O documento apresentou propostas de ações afirmativas para aprofundar a equidade e diversidade dentro do sistema CAU.

A partir de estudos e diagnósticos produzidos pelo CAU, o documento aponta a disparidade nas condições de acesso e permanência das mulheres e pessoas negras e indígenas no mercado da arquitetura e urbanismo e defende o avanço do debate a partir da estrutura institucional do Conselho. “Precisamos da diversidade na profisão para melhor atender a sociedade, entender as suas evoluções, as novas demandas e promover arquiteturas e cidades mais inclusivas”, diz o texto, subscrito por comissões e grupos que tratam de pautas relacionadas ao tema em dez CAU/UF, além do CAU Brasil.

Acesse a Carta pela Equidade e Diversidade no cotidiano e no Conselho da Arquitetura e Urbanismo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Concursos

10/12/2024

Conheça os trabalhos finalistas da 10ª Ed. do Prêmio Zélia Maia Nobre

Concursos

07/12/2024

CAU/AL celebra dia do arquiteto com 10º prêmio Zélia Maia Nobre

Destaque Home

11/11/2024

Arquitetos e urbanistas terão carteira de identidade profissional digital gratuita!

Concursos

02/10/2024

BANCO DO BRASIL | Edital de credenciamento de projetistas BB